segunda-feira, 6 de março de 2017

"Golpe de Estado na Biosfera: os Ecossistemas a Serviço do Capital", Yayo Herrero

“As sociedades capitalistas se construiram de costas para as bases materiais que sustentam a vida. A obsessão pelo crescimento econômico e a acumulação tem declarado guerra contra os corpos e os territórios.
A vida humana, como o resto da vida, depende da biosfera, de seus bens e de seus processos, e também da quantidade enorme de trabalho e energia que envolve lidar com os corpos vulneráveis. As sinergias entre duas visões heterodoxas da economia, a economia ecológica e a economia feminista, contribuem para dar luz a outro paradigma que coloca o bem-estar de todas as pessoas e a conservação da vida humana e natural no centro do interesse.” Yayo Herrero, 2012. "Golpe de estado en la biosfera: los ecosistemas al servicio del capital".
"De acordo com o PNUD (2008), os fenômenos naturais atingirão mais fortemente as regiões e as pessoas mais pobres. As mulheres pobres serão as mais afetadas pelas mudanças climáticas, já que são elas as encarregadas ​​pela administração de alimentos, combustíveis e, em algumas regiões, forragem e água. Os efeitos negativos das mudanças climáticas são mais fortes nas comunidades com maior pobreza, onde a maioria da carga social recai sobre as mulheres. A maior vulnerabilidade das mulheres à mudança climática não é uma condição natural é um resultado do funcionamento de dinâmicas sociais, econômicas e culturais. É possível realizar ações específicas para transformar esta situação e dar um papel maior para as mulheres nos planos de ação de mitigação e adaptação às alterações climáticas nos estados, municípios e localidades."


https://revistas.ucm.es/inde…/…/article/viewFile/38612/37337


Nenhum comentário:

Postar um comentário