domingo, 17 de fevereiro de 2013

Agroecologia – alimentos saudáveis para nós e para a terra

A banana ecológica (Martin Grings, Biólogo, MSc.)

A agroecologia trata-se de uma agricultura sem impactos negativos para o meio-ambiente e para a nossa saúde. São plantações onde não se utilizam agrotóxicos (inseticidas, pesticidas, herbicidas, hormônios). Onde não se utilizam fertilizantes industrializados. Uma agricultura onde as sementes não são compradas. Uma agricultura que preza pela biodiversidade ou ainda, pela agrobiodiversidade. Uma agricultura que tem como objetivo manter os processos ecológicos em longo prazo, garantindo assim, por exemplo, a fertilidade do solo por muito tempo. A agroecologia importa-se primeiro com a qualidade do alimento, com o seu poder nutritivo (e assim medicinal) e com o compromisso de manter um meio-ambiente equilibrado, uma terra limpa.
Tive a oportunidade de trabalhar durante um ano com agroflorestas no Litoral Norte do RS, os bananais ecológicos mantidos por famílias de agricultores conveniados com o Centro Ecológico Ipê – Litoral Norte. Conheci também alguns bananais com cultivo convencional. Abaixo vou tentar ser sucinto, e relatar um pouco do que aprendi com esta experiência. Qualquer dúvida, sugestão ou crítica entrem em contato, no endereço ao final do texto.
Alguém já teve a oportunidade de comer uma banana comprada na feira ecológica da rua José Bonifácio, todas manhãs de sábado em Porto Alegre ? Ela não é tão grande como aquelas que se vendem nos mercados, graças à Deus, e é muito mais gostosa e bem amarela por dentro, muito nutritiva.

mais (segue o texto na pg do InGá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário