quinta-feira, 18 de junho de 2015

Laboratório de Estudos em Vegetação Campestre, LEVCamp - UFRGS, em prol do bioma Pampa

(18/06/2015)
Vídeo da TV UFRGS sobre o Laboratório de Estudos em Vegetação Campestre, LEVCamp, da UFRGS, O Laboratório desenvolve inúmeros projetos de estudos botânicos no bioma Pampa, sob a responsabilidade da professora Ilsi Boldrini e do professor Gerhard Overbeck, do Departamento de Botânica da UFRGS. O laboratório desenvolve inúmeros projetos para que conheçamos melhor nossa biodiversidade.

Os campos nativos, apesar da alta riqueza e diversidade, como conta a professora Ilsi Boldrini, ainda são pouco considerados, sendo alvo de conversão acelerada para a soja, a silvicultura e também a implementação de monoculturas de forrageiras, para a pecuária empresarial. A vocação dos campos nativos é a atividade pecuária, com carga adequada de gado, perfeitamente compatível com este uso. Infelizmente, apesar das pesquisas que apontam esta compatibilidade, os campos do Pampa estão sendo transformados em lavouras de monoculturas com alta carga de agrotóxicos e de transgênicos, erosão, consumo de água e perda de biodiversidade.

Por outro lado, a pecuária ganha espaço em biomas florestais (com derrubada de floresta) com financiamentos públicos. Este último caso pertence ao Estado de Rondônia, em pleno bioma Amazônia, que já tem pastagens artificiais e carga de bovinos maior do que o Estado do Rio Grande do Sul, No RS os campos são naturais, ricos em forrageiras, mas com atividade negligenciada, pois no círculo vicioso da venda de insumos, a sustentabilidade que copia os fundamentos da natureza (diversidade e complexidade necessária) não interessam ao modelo de economia que leva a vida do Planeta ao esgotamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário