sábado, 1 de julho de 2017

OS FEMINISMOS DIANTE DA CRISE SOCIOECOLÓGICA

Yayo Herrero, apresenta palestra tratando do tema dos feminismos diante da crise ambiental, em um ciclo de debates denominado "Petróleo (3ª sesión), postado pelo Museu de Arte Contemporânea, de Barcelona, no dia 12 de junho de 2017, temas invisíveis diante da lógica produtivista do sistema dominante que desconsidera os limites da natureza.  
Yayo Herrero "Los feminismos ante la crisis socioecológica". Petróleo (3ª sesión)

"A colisão entre a dinâmica expansiva do capitalismo e os limites físicos do planeta mina as bases materiais que sustentam a vida. Mas, a vida humana não somente se sustenta sobre a natureza, seus bens e seus ciclos, mas que o metabolismo social também se sustenta sobre um conjunto de relações que se baseiam nos corpos vulneráveis e finitos, e este sistema de relações também está em crise.


A crise socioambiental é também uma crise de identidade, e põe em questão as noções de ser humano, de progresso e de emancipação que se poderiam qualificar de fossilistas. O feminismo, historicamente, tem chamado a atenção sobre como esta noção de pessoa se construía sobre a subordinação das mulheres, porém não tem relacionado suficientemente sua crítica com a evidente inserção da vida humana na natureza. O ecofeminismo aporta luz nesta direção e obriga a elaborar novas novas reflexões dentro de ambos movimentos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário